• A nossa historia

  • Image-5
  • Xirataxis – Associação

    Há dez anos a pensar em si.

     

    A Xirataxis nasce de uma necessidade de restruturação na actividade dos táxis, os tempos foram mudando, e com isto houve uma necessidade de ajustar os métodos de trabalho às necessidades do cliente, e no concelho de Vila Franca de Xira, o primeiro passo nesse sentido foi dado com a criação da coroa norte. O que é a coroa norte? É uma zona virtual, se assim se pode chamar, que foi instalada na parte norte do concelho, que engloba as freguesias de Vila Franca de Xira, Castanheira e Cachoeiras. E qual é a novidade disto? A novidade é que as praças da coroa norte passaram a ser condicionadas, ou seja, todas as licenças afectas às praças em questão passaram a poder parar em qualquer uma das praças dentro da coroa, deixou de haver praças fixas dentro da coroa norte.


    Implantando este sistema, já foi o primeiro passo para a necessária restruturação, visto que passou a existir uma liberdade de circulação de táxis entre praças, sendo estas povoadas consoante as necessidades momentâneas, e a percepção de mercado que se foi adquirindo com o decorrer dos tempos, sendo com isto beneficiados os clientes e os próprios industriais de táxis, o cliente porque passou a ter uma melhor resposta à sua necessidade, o industrial porque pode passar a ajustar o seu serviço consoantes as necessidades do cliente sem por exemplo ter que percorrer kms em vão.


    Com este primeiro passo, desde logo se percebeu que houve uma melhoria muito significativa, mas ainda assim foi ficando sempre a ideia de que ainda se podia fazer mais, foi então que entre os industriais de táxi da coroa norte, a ideia de uma central de táxis cada vez foi ganhando mais força, até que a Xirataxis se tornou numa realidade; Sendo a vontade da esmagadora maioria dos industriais de táxi num total de quinze industriais perfazendo um universo de vinte táxis, a Xirataxis nasce com catorze sócios num universo de dezanove táxis, porque um desistiu à última da hora, depois já um pouco mais tarde por não se adaptar às exigências, ao rigor e à disciplina exigidos, um outro associado pediu para sair, ficando então a Xirataxis até hoje com treze sócios e um universo de dezoito táxis.


    A Xirataxis nasce da vontade da esmagadora maioria dos industriais, mas os primeiros passos para a sua formação são dados pela comissão instaladora, formada pelo Sr. Paulo Martins, Sr. António Rodrigues e Sr. Cristiano Mangas, são eles os fundadores da Xirataxis de uma forma oficial, são nomes de sempre e para sempre ligados à Xirataxis, só depois a partir daqui a Xirataxis toma a forma de Associação com a totalidade dos seus associados, tendo hoje os seguintes corpos sociais para o triénio de 2018/2020:

    Direcção:

    Presidente – Cristiano Mangas
    Vice-Presidente – Rodrigo Afonso
    Secretário – Tiago Alves
    Tesoureiro – Francisco Ferreira
    Vogal – Pedro Martins

    Mesa da Assembleia:

    Presidente – Osvaldo Ramalho
    Vice-Presidente – Gonçalo Aguiar
    Secretário – Carlos Domingues
    1.º Vogal – António Rodrigues
     

    Conselho Fiscal:

    Presidente – Miguel Duarte
    Vice-Presidente – Paulo Magalhaes
    Secretário – Rui Machado

     

    Nascida a 19 de Maio de 2006, em boa hora aconteceu, porque era esta a outra parte que faltava para complementar o primeiro passo da coroa norte; hoje a Xirataxis a operar na coroa norte para qualquer destino, é uma realidade mais consentânea com os tempos que se atravessam, sobretudo no principal objectivo de servir bem e rápido o cliente.


    A Xirataxis nestes dez anos tem vindo “passinho a passinho” a tentar impor-se, não tem sido fácil, têm-lhe surgido bastantes obstáculos, e para uma actividade que atravessa uma crise sem precedentes, o implantar de uma Associação destas que tem de ombrear dentro da actividade com entidades já instaladas há muitos anos, tornou-se muito complicado; só que o lema da Xirataxis tem sido “devagarinho se vai ao longe”, e é com este lema que se tem conseguido ultrapassar as muitas adversidades destes dez anos, mas temos conseguido, e é assim que vamos continuar a conseguir, porque a Xirataxis tem que ter a noção dos terrenos que pisa, o que faz com que por vezes acusem a Xirataxis de ser muito conservadora, não é verdade! A Xirataxis por vezes tem necessidade de se fechar um pouco para se defender de alguns “ataques ferozes”, mas nunca deixou de pensar na sua expansão, mas terá que ser no momento mais indicado, assim como nunca deixará de estar atenta à evolução, por exemplo das novas tecnologias, como o mundo digital por exemplo, mas lá vem o nosso lema, sempre atentos, mas passinho a passinho e no momento certo; Estamos cientes que o nosso equipamento já não é topo de gama dos dias de hoje, e que por vezes causa alguns transtornos tanto a nós como aos clientes, mas ainda assim tem muitas vantagens em relação ao digital; não deixando nós de estarmos convictos que no momento certo a sua actualização de uma forma compatível terá que ser feita.


    Conscientes de que a perfeição não existe, e que diariamente se cometem erros e lapsos, contamos convosco para que nos ajudem a melhorar o serviço que prestamos, a vossa opinião e a crítica construtiva, para nós é muito importante; porque é para vós que nós existimos, e  é em vós que pensamos, 24 horas por dia e 365 dias por ano, por isso só faz sentido sendo um trabalho em conjunto; E juntos vamos conseguir, continuem a acreditar em nós, potenciem o que é vosso, da vossa zona, porque é em vós que nós acreditamos.


    Aos nossos associados e colaboradores deixo a seguinte mensagem: com muito “caminho para desbravar” ainda, mas juntos vamos conseguir, nunca deixem de acreditar na Xirataxis, porque devagarinho, “passinho a passinho”, com a ajuda dos nossos clientes e amigos, vamos lá chegar.

    A todos um bem haja
    E muito obrigado

     

     

    O Presidente da Direcção

    Cristiano Mangas

  • Image-2
  • Should be Empty: